data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Ronald Mendes (Divulgação)
Quem caminhou pelo Calçadão Salvador Isaia e pelas praças do centro de Santa Maria nesta segunda-feira pode ter reparado que as pessoas não eram as únicas utilizando máscaras. Isso porque, desde a manhã, bustos e estátuas da cidade passaram a receber o acessório em seus rostos. A intenção é conscientizar a população e faz parte do Viva Santa Maria 2020, que comemora o aniversário de 162 anos da cidade.
FOTOS: clipe de 'Santa Maria', de Beto Pires, será lançado para comemorar aniversário da cidade
No Centro, os "agraciados" com máscaras foram os bustos do general Artigas, do escritor Felippe D'Oliveira e do fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Mariano da Rocha Filho, enquanto o monumento "Leitor" também aderiu ao utensílio de proteção no Calçadão. Além desses, foram colocadas máscaras também no monumento "O Idealista", na rótula da Avenida Osvaldo Cruz, e na Estátua do Gaúcho, na rótula das avenidas Medianeira, Ângelo Bolson e Hélvio Basso.
A ação da prefeitura surge no mesmo dia em que o Rio Grande do Sul aderiu ao distanciamento controlado. Esse novo modelo definido por decreto a partir desta segunda-feira obriga o uso de máscaras nas ruas e em ambientes fechados.